Processo svchost.exe

Os computadores com o sistema operacional Windows XP SP2 instalado, vem com uma ferramenta chamada de Central de Segurança, disponível no Painel de Controle. A missão é auxiliar o usuário na tarefa de tornar o computador mais seguro contra ataques de vírus, worms, falhas do próprio Windows e invasões.

Ela monitora o status do Firewall, Atualizações Automáticas e Anti-vírus.

A ferramenta de atualizações automáticas executa automaticamente uma tarefa muito chata, que é a de procurar, fazer o download e instalar todas as atualizações do sistema operacional que a Microsoft publica via Windows Update. Frequentemente um escudo amarelo aparece ao lado do relógio do Windows, para informar que existe uma atualização para ser instalada e precisa da intervenção do usuário (normalmente para aceitar um contrato de uso). Manter esta ferramenta funcionando é fundamental para ficar sempre protegido contra as brechas de segurança que são descobertas diariamente no Windows.

Mas ultimamente, várias máquinas têm sofrido de problemas de lentidão durante a execução da ferramenta de atualizações automáticas. O processo svchost.exe fica utilizando praticamente 100% do processamento da máquina, apenas verificando as atualizações. Obviamente fica impossível utilizar a máquina normalmente durante este processo, frequentemente travando o sistema operacional.
Ao fazer uma varredura com o anti-vírus, nada é detectado. Ao rodar o anti-spyware, nada é detectado também

O serviço de atualizações automáticas utiliza uma instancia do svchost.exe para funcionar. Então se supõe que ele é o culpado da lentidão no computador. Pois bem, para resolver o problema, basta desativar as atualizações automáticas, utilizando a central de segurança. Essa não parece uma solução muito elegante, mas funciona.
Por algum motivo desconhecido ainda, o serviço de atualizações automáticas toma conta da máquina completamente, tomando mais de 70% do cpu, tornando assim o pc lento pra inferno.

Solução para essa horrivel situação:

1.- Reiniciar a máquina em modo seguro

2.- Renomear C:\windows\software distribution
para C:\windows\software distribution.old

3.- Renomear C:\windows\windowsupdate.log
para C:\windows\windowsupdate.log.old

4.- Reiniciar o computador em modo normal


Pronto, agora o computador passou a respeitar novamente os comandos do usuário, e as atualizações automáticas continuam funcionando, sem problemas, e com o svchost.exe consumindo somente o processamento mínimo necessário.



Sobre svchost.exe
Fonte=http://www.linhadefensiva.org/2005/03/svchost/

O svchost.exe é um serviço capaz de hospedar outros serviços. Basicamente ele roda vários processos (um ‘grupo’), porém só um nome aparecerá listado. Ele pode, por outro lado, carregar vários grupos, o que resultará em vários svchost.exe na lista de processos, o que é um caso extremamente comum.
Nos serviços (services.msc) se você encontrar algum serviço que se inicia através do arquivo svchost.exe, você pode verificar o ‘Nome do serviço’ (que é diferente do ‘Nome para exibição’).
Para verificar o verdadeiro arquivo carregado pelo svchost, você precisa ir até a seguinte chave no registro:

* [HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\{nome_do_se rviço}\Parameters]“ServiceDll”
Onde {nome_do_serviço} é o nome que você viu no Services.msc.


Nessa screenshot, ao lado, vemos a verificação do arquivo carregado pelo svchost.exe quando o serviço do Windows “Chama de Procedimento Remoto” for iniciado. Note que este serviço é crucial para o Windows e você não deve tentar removê-lo. Trojans podem utilizar o svchost.exe da mesma forma (e alguns dos piores fazem isso), porém é necessário esta verificação manual na chave para sabermos qual o verdadeiro culpado, já que o svchost.exe é um arquivo de sistema e não pode ser apagado. Se você encontrar um serviço ruim, utilize a opção “Delete NT Service” do HijackThis e coloque o “Nome do Serviço” para apagá-lo.
Outras formas para obter o nome do serviço.


No Windows XP é possível descobrir todos os serviços que o svchost.exe roda através do comando tasklist /svc.


Nessa outra screenshot podemos ver o tasklist em execução. Ao lado do svchost.exe vemos todos os serviços que ele está rodando. Para saber quais os arquivos que se referem a cada um dos serviços é necessário utilizar o método via registro descrito acima.Outras cópias do arquivo


Note que existem cópias falsas do svchost.exe. A verdadeira que será usada pelo Windows fica na pasta System32.

Mas você pode ter outras cópias legítimas do svchost.exe no sistema. Quando você instala um Service Pack, por exemplo, o Windows faz backup do svchost.exe. Dessa forma, você teria um svchost.exe nas seguintes pastas:
* C:\WINDOWS\system32\svchost.exeCópia do svchost.exe real utilizada pelo sistema
* C:\WINDOWS\$NtServicePackUninstall$\svchost.exeBackup do Service Pack
* C:\WINDOWS\ServicePackFiles\i386\svchost.exeCópia temporária da instalação do Service Pack
* C:\WINNT\system32\dllcache\svchost.exeCópia de segurança do svchost caso algo acontença com o verdadeiro.

Todos estes svchost.exe são legítimos. Os falsos são geralmente encontrados na pasta Windows ou na pasta System (e não System32). Na dúvida, utilize seu antivírus para scanear o arquivo e veja as propriedades do arquivo ou procure ajuda, mas não apague o arquivo sem ter certeza de que ele é malicioso.

0 comentários: